RECO Reconstrução Coletiva

Captura de tela do site da reconstrução coletiva

O site da Reconstrução Coletiva foi meu trabalho de conclusão para o curso de Design na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A ideia do site é reunir diversas informações relevantes para a temática da coleta seletiva, reciclagem de materiais e educação ambiental.

O Site

Era necessário criar um ambiente onde as pessoas pudessem se cadastrar tanto para publicar comentários como escrever artigos e compartilhar informação. Dentre as opções de CMS foi escolhido o Drupal por sua conhecida capacidade de extensão.

Recursos do portal

Nessa primeira fase o site da RECO conta com um catálogo de profissionais do ramo da reciclagem, uma biblioteca e adequação em acessibilidade.

Catálogo de profissionais

Ao criar um usuário no site qualquer pessoa pode realizar cadastros no catálogo. Atualmente o cadastro aceita empresas atuantes no ramo da reciclagem, cooperativas, associações e catadores.

Biblioteca

O site conta com uma lista de links para acesso a livros com licença Creative Commons em formato PDF.

Acessibilidade Web

Procurando seguir as Diretrizes de Acessibilidade para conteúdo Web (WCAG) criadas pelo W3C e o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico tornei o site da Reconstrução Coletiva mais fácil de navegar.

Dentre as medidas adotadas estão: incluir descrições em imagens, títulos em links, rótulos em campos de formulário, criação de sitemap, atalhos para navegação via teclado e um menu de acesso rápido.

Prêmio Todos@Web

O site da RECO foi inscrito na segunda edição do prêmio nacional de acessibilidade na Web (Todos@Web) e conseguiu obter a 3ª colocação em sua subcategoria.

Conclusão

Foto com o site da RECO visto em celular, tablet e desktop

Ainda existem diversos recursos que precisam ser incluídos no portal. Atualmente está sendo desenvolvida uma versão 2.0 que irá contar com um novo layout e outras funcionalidades como geolocalização, galeria de imagens e uma videoteca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *