Incluir NoIndex NoFollow em páginas específicas no WordPress

 

 

Recentemente um cliente me pediu que uma determinada página do site tivesse sua indexação bloqueada com a inclusão dos metadados noindex e nofollow.

É sabido que isso não impede o acesso ao conteúdo se ele estiver bloqueado, isso apenas passa a orientação para os mecanismos de busca que você enquanto autor do conteúdo não quer que ele seja indexado.

Como incluir NoIndex NoFollow em uma página ou post específico?

Existem diversas formas de se fazer isso, seja criando uma condicional php no seu tema ou instalando um plugin específico. Se você assim como eu gosta de praticidade eu recomendo o Yoast SEO.

Além de recursos básicos para ajudar no cadastro de metadados de conteúdo ele também oferece a opção de alterar rapidamente as configurações de rastreamento para os crawlers.

Mas onde eu altero isso?

Ao instalar o Plugin no site você passa a ver uma MetaBox no inferior da página de edição do conteúdo (Seja Post, Página ou um CPT).

 

Captura e Tela: mostra como Colocar noindex e nofollow em post específico no WordPress
A MetaBox do YoastSeo possui abas laterais com opções avançadas. No nosso caso clique no ícone de Engrenagem.

 

Captura e Tela: mostra quais campos alterar no MetaBox
Basta alterar os campos de Meta Robots Index para nofollow e o Meta Robots follow para nofollow. Depois só atualizar o post.

 

Conclusão

Use esse recurso apenas caso você realmente precise bloquear a indexação da página. Isso pode ser útil caso você queira deixar um conteúdo para acesso público (sem deixar em modo privado ou com senha – ambos recursos nativos do WordPress) mas não quer que isso seja rastreado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *